|
|
Quando Martha Einkorn fugiu do complexo isolado do seu pai, no Oregon, nunca esperou dar por si a trabalhar para um poderoso magnata dos meios de comunicação social, empenhado em controlar tudo. Agora, está rodeada de empresas imensamente ricas que criam meteorologia privada, análises preditivas e armamento secreto, enquanto profetizam sobre tecnologia. Martha pode ter abandonado o culto, mas se os avisos apocalípticos do sermão de Raposa e Coelho do seu pai — outrora uma parábola para ela — começam a tornar-se realidade, quanto futuro resta ainda?
Do outro lado do mundo, num centro comercial em Singapura, Lai Zhen, uma especialista em sobrevivência famosa na Internet, foge de uma assassina. Está encurralada, desesperada e — o pior de tudo — pode morrer sem nunca saber o que se está a passar. De repente, aparece no seu telemóvel um software extraordinário que lhe diz exatamente como escapar. Quem o criou? Para que serve realmente? E se aqueles que estão por detrás dele a podem salvar do perigo, o que é que querem dela e o que mais sabem sobre o futuro?
Os mundos de Martha e Zhen estão prestes a colidir. Uma cadeia explosiva de acontecimentos é posta em marcha. Enquanto alguns bilionários, seguros da sua própria segurança, conduzem o mundo à destruição, a vontade incessante de Martha e a curiosidade insaciável de Zhen podem conduzir a algo de belo ou ao fim cataclísmico da civilização.
Emocionante, hilariante, terno e sempre brilhante, O Futuro desenrola-se a uma velocidade vertiginosa, mostrando como o poder corrompe os poucos que o têm e o que significa fazer-lhes frente. (Fonte: Wook).
A programação já foi anunciada, e conta com lançamentos de livros, palestras, jogos e animação.
A par da conferência, existe sempre a presença de livrarias especializadas com obras de autores portugueses e não só, e talentos nacionais que apresentam os seus projectos de edição. É verdadeiramente um festim (do) fantástico. [Programação]
A descoberta de kernelite, um mineral alienígena com propriedades únicas, revolucionou a exploração espacial e permitiu-nos colonizar o planeta Neorbis. Com o passar do tempo, a colónia sofreu mutações que originaram sub-raças com habilidades próprias: os tetras, os azuros e os hérbeos.
Novum, a nação mais poderosa de Neorbis, forma uma Aliança para promover a paz e a entreajuda. No entanto, após quase dois mil anos de silêncio, um poder que se pensava extinto surge e ameaça os domínios do planeta. No meio do caos, vamos acompanhar as vidas de nove personagens: um prisioneiro inocente, uma prostituta transfiguradora, um rapaz perturbado, um agente especial, um desportista com um terrível segredo, um criminoso perigoso, um homem abandonado pela família, uma académica curiosa e uma professora à procura do verdadeiro amor. Estes personagens não imaginam como os seus destinos estão interligados, e como as suas escolhas vão condicionar o desfecho de um confronto milenar.(Fonte: Saída de Emergência).
Os nobres de Raihn, por seu turno, não estão entusiasmados com o novo poder do rei Transformado, que em tempos fora escravo. Enquanto isso, a Casa do Sangue aguça as garras, ameaçando desfazer o reino a partir do seu âmago.
Quando Raihn sugere a Oraya uma aliança secreta, ela encara o acordo como a única forma de recuperar o seu reino - e vingar-se contra quem a traiu. Para tal, precisa de recorrer a um poder antigo e devastador, entrelaçado com os maiores segredos do pai.
Cercada de inimigos, Oraya percebe que nada é aquilo que parece. Enquanto desvenda o seu passado e enfrenta o futuro, Oraya é forçada a fazer uma escolha que pode ser a sua ruína. (Fonte: Clube do Autor).
Vad Deverell é um enigmático professor que conhece todos os mistérios do castelo e sobre quem circulam rumores perturbadores. Quando conhece Corvina, percebe de imediato o perigo que a rapariga de olhos violeta representará para ele. Os seus caminhos nunca se deveriam ter cruzado, mas nenhum dos dois parece ser capaz de ignorar aquela atração inesperada.
Quando Corvina se vê envolvida num mistério centenário que assombra o castelo, Vad parece ser o único com algumas pistas sobre os episódios macabros que marcam a história de Verenmore.
Será ela capaz de se manter afastada daquele homem tão assustador quanto fascinante, enquanto tenta descobrir a verdade? (Fonte: Penguin).
Do outro lado, é o mesmo vale, a mesma cidade — exceto que, a leste, a cidade está vinte anos à frente no tempo.
A oeste, está vinte anos atrasada. As cidades repetem-se numa sequência interminável através do deserto.
Quando Odile reconhece dois visitantes, os quais não era suposto ver, apercebe-se de que os pais do seu amigo Edme foram escoltados através da fronteira do futuro, numa visita de luto, para verem o seu filho enquanto ele continua vivo no presente de Odile. Edme — que é brilhante, divertido e a única pessoa que conhece verdadeiramente Odile — está prestes a morrer.
Jurando guardar segredo para preservar a linha do tempo, Odile torna-se na principal candidata ao Conselho, mas dá por si a aproximar-se do rapaz condenado, pondo em perigo todo o seu futuro. (Fonte: Casa das Letras).
É chegado aquele momento do ano, em que fãs, entusiastas, críticos, criadores, destruidores, penetras, passageiros, curiosos e simples distraídos se juntam para comemorar a festa do fantástico em português. Debates, conversas, troca de ideias, alguns livros, algum cinema, esperamos que muito convívio. A dupla organizadora - Rogério Ribeiro e Safaa Dib - é incansável na elaboração e defesa de um evento tão contrário ao actual paradigma público de imersão no presente conturbado deste país sem perspectivas de futuro. Alguém que nos faça sonhar dentro do pesadelo.
Sexta, 18 de Novembro
15:00 – Abertura
15:15 – Projecto Trëma: Apresentação de Rogério Ribeiro e Sofia Vilarigues.
15:30 – Literatura Fantástica Portuguesa – Edição e Comunidade. Painel com António de Macedo, Rogério Ribeiro, Luís Filipe Silva, entre outros.
16:30 – Eternauta: Germano Facetti e a nova imagem da ficção científica nos anos 60. Apresentação de Pedro Marques.
17:00 – Intervalo
17:30 – Ensinar Ficção Científica: Painel com Maria do Rosário Monteiro, Jorge Rosas e João Lin Yun, moderado por Rogério Ribeiro.
18:30 – Os Sexos na Literatura Fantástica: Painel com Madalena Santos, Bruno Martins Soares, Pedro Ventura e Inês Rolo, moderado por Daniel Cardoso.
19:30 – Dog Mendonça e Pizzaboy, parte II: Apresentação com Filipe Melo e João Alves.
Sábado, 19 de Novembro
15:00 – Conspirações e Apocalipses: Painel com João Leal, Renato Carreira, Félix J Palma e Adrian Lacy, moderado por Safaa Dib e Rogério Ribeiro.
16:00 – À conversa com Félix J. Palma: Apresentação moderada por Rogério Ribeiro.
16:30 – A Autoridade do Autor: Painel com presença de Ricardo Cabral e Luís Filipe Silva, participação vídeo de Manuel Jorge Marmelo e Patrícia Portela, e moderação de João Morales.
17:30 – Intervalo e Sessão Conjunta de Autógrafos
18:00 – Esboços de um mundo Electropunk: convite à submissão. Apresentação por João Barreiros, organizador da antologia Lisboa Electropunk
18. 10 - Anúncio do conto vencedor e demais incluídos na Antologia de Ficção Científica – Fantasporto 2012. Apresentação por Rogério Ribeiro e Pedro Reisinho
18.30 – Apresentação da antologia Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa, com presença do editor, organizador e autores, seguida de sessão de autógrafos
Domingo, 20 de Novembro
15:30 – Sugestões de Leitura: Apresentação com Ana Cristina Alves, João Barreiros e Artur Coelho.
16:00 – À Conversa com João Monteiro e António de Macedo com preview de futuro documentário sobre carreira cinematográfica de António de Macedo: Apresentação moderada por Safaa Dib
17:00 – Intervalo
17:30 – À Conversa com Victor Mesquita: Apresentação moderada por Rogério Ribeiro
18:00 – Banda Desenhada: Painel com Rui Lacas (Asteroid Fighters), Rui Ramos (Voyager), entre outros.
19:00 – Banana Motherfucker: Curta-metragem de Fernando Alle/Colectivo Clone
Durante o evento estará disponível uma Feira do Livro Fantástico, gerida pela livraria Dr. Kartoon, assim como uma banca da editora Saída de Emergência e uma banca de jogos da Runadrake.
Decorre na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Telheiras, Lisboa. Mais informações no [link]
Sábado, 16 de Abril
10:30 – Ponto de Encontro: Piano-Bar do CLP.
Sessões no Auditório:
11:30 – Novas formas de publicação em Portugal (debate com Pedro Ventura, Carla Ribeiro, Diana Sousa e Ana Cláudia Silva; moderação de Rogério Ribeiro).
12:30 – Intervalo.
14:00 – Arte Fantástica: Ilustração, Fotografia e Banda Desenhada (apresentações por Ana Cruz, André Coelho, Pedro Miranda, Manuel Alves e Diogo Carvalho; moderação de Rui Ramos).
15:30 – Marionetas do Porto (apresentação por Isabel Barros e Shirley Resende; moderação de Rui Ramos).
16:00 – O Porto Fantástico e o Fantástico no Porto: À conversa com Beatriz Pacheco Pereira (moderação de Rogério Ribeiro).
17:00 – Intervalo.
17:30 – Contos: O Fantástico em dose concentrada (debate com João Ventura, Jorge Palinhos, João Reis e José Pedro Lopes; moderado por Inês Botelho).
18:30 – Projectos multimédia (apresentações de Nocturnus (Rafael Loureiro-escritor), Yoshi (João Pedro Sousa-mangaka+Pedro Andrade-músico), Noidz (Andreia Lopes-vocalista e José Baetas-ilustrador) e UnderSiege; moderação de Rogério Ribeiro).
20:30 – Encontro em restaurante a anunciar. Jantar com a participação especial da contadora de histórias Clara Haddad.
Domingo, 17 de Abril
Sessões no Auditório:
11:30 – Literatura Fantástica Portuguesa (debate com João Barreiros, Ana Cristina Alves, Luís Filipe Silva e João Seixas; moderação de Madalena Santos).
13:00 – Intervalo.
14:30 – Utopias e Distopias (debate com Fátima Vieira, Luís Filipe Silva e João Seixas; moderação de Inês Botelho).
15:30 – Cinema Fantástico (debate com Paulo Leite, Artur Serra Araújo e Nuno Reis; moderação de Rogério Ribeiro).
17:00 – Intervalo.
17:30 – Gravação ao vivo do podcast Jogador-Sonhador (por Ricardo Tavares).
26 Abr 2011: Encontra-se disponível para leitura gratuita a antologia Lugares Distantes, organizada por Daniel Cavalcante e Jonathan Cordeiro Cavaca, contendo relatos fantásticos de autores portugueses e brasileiros, entre os quais Emanuel R. Marques, João Rogaciano e Bruno Resende Ramos. [link]
14 Nov 2010: Hoje, no Fórum Fantástico: workshops de escrita com David Soares e Luís Pereira, painéis sobre sugestões de leitura, banda desenhada e fantástico, e curtas portuguesas. A não perder [programação]
14 Nov 2010: Atribuidos os prémios franceses Utopiales 2010. Vencedores ex-aequo: Cygnis de Vincente Gessler e Tancrède de Ugo Bellagamba [link]
20 Jul 2010: Lançamento inaugural do jornal Conto Fantástico, dia 21, às 19h, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Telheiras, Lisboa.
[MAIS]
Destaque
Por Universos Nunca Dantes Navegados - Antologia da Nova Literatura Fantástica em Língua Portuguesa. 14 histórias da pena de autores portugueses e brasileiros, numa antologia inédita, que exploram os universos da ficção científica e da fantasia. Venha conhecer a obra de Telmo Marçal, João Ventura, Octávio Aragão, Yves Robert, Maria Helena Bandeira, Gabriel Boz, entre outros. [MAIS DETALHE]
Recentes
O Futuro à Janela em E-book - Em 1991, a Editorial Caminho atribuia o prémio bienal de originais de Ficção Científica em língua portuguesa a uma colectânea de 11 contos e um poema, intitulada O Futuro à Janela. Em 1998, esse mesmo livro era re-editado numa colecção de jovens autores portugueses do Círculo de Leitores. Hoje, o livro continua a desbravar territórios numa versão gratuita em e-book, para leitura e divulgação. Era a obra de estreia de Luís Filipe Silva, que agora vai mantendo o site que se encontram a ler e escrevendo outras coisas. Versão em ficheiro PDF, 400kb. [link]